20.8.05

Eu :)


Canela

A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, "cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". Mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".
A canela era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.
As canelas são algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia (Cinnamomum cassia), chamada de falsa-canela e conhecida como canela-da-China, também têm importância econômica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.
Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Entre as muitas histórias da canela, conta-se que o imperador Nero depois de matar com um pontapé sua esposa Popea, tomado de remorsos ordenou a construção de uma enorme pira para cremá-la. Nessa pira foi queimada uma quantidade de canela suficiente para o consumo, durante 1 ano, de toda a cidade de Roma! Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.

3 Comments:

At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E eu a pensar que era acerca de caneladas !

Canela, murro, pontapé tem tudo a ver.

Isto é tudo muito lamechas, vou para outro blog ...!

 
At 8:24 da tarde, Blogger Bre said...

Oi
Sempre gostamos mt do vosso blog, re agr que tmbém temos um, linkamos o vosso blog!
beijinhos!

 
At 2:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Um blog com graça e sentido estético' Muito diferente dos blogs de alguns que aqui criticam, já conhecidos de ginjeira pois não fazem mais nada na vida' O nome foi muito bem escolhido, foge do corriqueiro habitual e, os temas são agradáveis e induzem á leitura' Do que vi gostei bastante'Como dizía o meu pai: Quem nos morde por tráz,está sempre em segundo lugar. logo nós estamos sempre em primeiro' Continuem e tudo de bom para vocês. Um abraço. Alentexy.

 

Enviar um comentário

<< Home