27.12.04

...porque 2005 está aí...


(Bom Natal a todos de Alvaro Cordeiro)

É costume, na passagem de ano as pessoas seguirem um ritual para que no novo ano, que se iniciará, se realizem todos os seus desejos. Mas afinal qual a origem de todos estes rituais?
Pietra di Chiaro Luna (esotérica e estudiosa) diz que comer lentilhas nessa noite é uma tradição bíblica. Esaú, irmão de Jacob, ao sentir o cheiro do cozido de lentilhas feita pelo irmão, promete dar-lhe o lugar de primogénito em troca de um pouco do cozido. As lentilhas trouxeram muita sorte a Jacob.
Quanto à predominância do branco nas roupas de ano novo tem origem no Candomblé. O branco é a cor de Oxalá (divindade suprema dessa fé). Assim, tomou-se como crença que o branco traz paz e elevação espiritual.
O certo é que todos os anos ouvimos as pessoas falar sobre que cor usar, as quais optam por aquela que lhe mais conveniente.
Assim, o vermelho é para alguém que busca um ano dinâmico com sorte no amor, tendo uma acção poderosa no ânimo das pessoas. Por sua vez, quem veste laranja procura alegria, enquanto o amarelo é usado para quem quer chamar a atenção. Quanto ao verde, é a cor ideal para quem quer um ano de harmonia, contrastando com o roxo que é utilizado para quem pretende o poder. Por fim, temos o rosa para quem quer um ano de romance.
E os hábitos parecem não ter fim…Há para todos os gostos:
Na noite da passagem, para o ano novo, use cuecas novas para ter sorte no amor. Esta prática diz deixar para trás os mal-entendidos e garante o futuro para quem está no início de uma relação
Para atrair riqueza, coloque uma nota de dinheiro dentro do sapato na noite da passagem do ano novo.
Para subir na vida, suba um degrau de uma escada ou uma cadeira com o pé direito assim que der meia-noite.
Salte com o pé direito à meia-noite para atrair coisas boas para a vida. Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem deixar derramar nada. Depois, jogue toda champanhe para trás, de uma só vez, sem olhar para deixar para trás tudo de mau.
Para ter um ano farto, coma uma salada com sete frutas diferentes.
Logo após a passagem do ano beije alguém do sexo desejado para garantir um grande amor ou manter o que se tem.
Para ter amor no novo ano, no dia 31, procure um pessegueiro e colha algumas folhas. Guarde-as em papel de seda e coloque-as na agenda.
Para garantir que seu namoro não termine, no dia 31 à noite, pegue um fio de cabelo seu e um do seu namorado e guarde os dois em um saquinho branco durante todo o ano.
Faça barulho para afugentar os maus espíritos. Use apitos, panelas, desde que seja exactamente à meia-noite.
Porquê tudo isto?

“As pessoas valorizam a passagem do ano, pois depositam nela todos os seus sentimentos e o desejo de renovação.”

Noz-moscada